segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Água

A algumas semanas quando eu escrevi que preciso emagrecer bastante a Tatiana  me deu um dica: tomar bastante água. Uma atitude simples que esquecemos de fazer.. E eu era assim, bebia pouquíssima água, água "pura" era raro, ou era chá, suco ou pior, refrigerante..

E quando ela me falou eu me dei conta do mal que eu estava fazendo ao meu organismo, comecei a beber água e  senti diferença, e até mesmo agora que estou em curso tenho sempre o meu copinho com água..

E ontem enquanto estava esperando o Daniel fazer uma prova,  peguei minha Revista Saúde pra ler e lá tem uma reportagem muito interessante sobre a ingestão de água..

Até pensei em colocar na íntegra, mas o texto é bem extenso,  tirei algumas partes, mas ainda ficou grande, então se você  puder leis, ou se  quiser ler toda a reportagem clique aqui

 

Cair o ponteiro da balança, bem entendido. A velha e boa fórmula H20 ajuda a secar os quilos extras. Acredite: uns goles a mais sempre funcionam

por LIA SCHEFFER I


Depois de um período entregue às guloseimas você nota que o peso aumentou. Aí, resolve lançar mão de medidas, digamos, reparadoras. Passa a comer menos doce, capricha no consumo de fibras e vegetais, troca o pão branco pelo integral, corta o refrigerante... E todo esse esforço não surte aquele efeito desejado depressa. Será que já se viu nessa situação? Pois então saiba o que anda alardeando um time de especialistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos. Eles descobriram uma estratégia simples, eficiente e barata quando o assunto é perda de peso: tomar água.

De acordo com o estudo, quem bebe dois copos do líquido — zero caloria — antes de cada refeição dá menos garfadas e, consequentemente, elimina mais quilos do que aqueles que abrem mão da fórmula H2O de emagrecimento. Para corroborar a tese, os cientistas americanos dividiram em dois grupos homens e mulheres acima do peso ou até mesmo obesos, gordos pra valer, com idade entre 55 e 75 anos. Metade dessa gente foi orientada a seguir uma dieta de baixa ingestão calórica e beber água antes do café da manhã, almoço e jantar. O restante adotou o mesmo regime alimentar, porém sem recorrer aos goles de água. 


Depois de 12 semanas, o primeiro grupo havia perdido em média 15,5 quilos — um sucesso comparado aos 11 quilos do outro. “Ao tomarmos água, a leptina e o PYY, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade, são liberados pelo estômago”, especula Danielle Fava, nutricionista de São Paulo. A leptina atua no próprio estômago, enquanto o PYY é produzido no momento em que a água chega ao intestino. São eles os responsáveis por enviar a mensagem de que estamos satisfeitos ao cérebro. Ao receber essa informação, a massa cinzenta se contentará com pratos menos fartos. 


“É como se enganássemos o cérebro”, compara Silvia Papini, nutricionista da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium Consultoria, em São Paulo, acrescenta: “A própria distensão do estômago provocada pela entrada do líquido também já colabora para a sensação de barriga cheia, freando a comilança”. "..."


"..." Só um detalhe: a estratégia funciona bem quando você molha a garganta entre uma e meia hora antes de se sentar à mesa.

"..."
E os goles de água fazem muito mais do que ajudar na perda de peso. Geralmente, o líquido carrega pitadas de sais minerais, como magnésio, sódio e potássio. Também ajuda a regular a temperatura do corpo e eliminar substâncias não utilizadas pelo organismo. “A água ainda compõe aproximadamente 60% do peso corporal do homem e 50% da mulher. E participa de todas as reações enzimáticas do organismo humano”, salienta a nutricionista Fernanda Alves, do Hospital Samaritano de São Paulo. Sem contar que hidrata a parede do intestino, fazendo-o funcionar melhor, e promove uma verdadeira faxina, mandando para fora, pela urina, o excesso de sais que sobrecarregam os rins. Daí, os inchaços diminuem.
"..."
“O consumo de água promove um bom funcionamento do organismo como um todo, o que acarreta a aceleração do metabolismo e o gasto calórico”, observa Fernanda Alves. Porém, para desfrutar de tantos benefícios, é necessário sorver, no mínimo, 1,5 litro por dia. “Diariamente, o corpo perde de 1,5 a 2 litros de água e sais minerais por meio de suor, urina, fezes e até mesmo lágrimas. Isso precisa ser reposto para mantê-lo em forma e saudável”, alerta Beatriz Botequio.
"..."
PARA A DIGESTÃO, BASTA UM COPO
Ao contrário do que muitos pensam, beber água durante as refeições faz, sim, bem ao organismo, já que o ajuda a digerir a comida. Só não vale exagerar. “Muito líquido acaba por diluir o suco gástrico presente no estômago, fazendo o efeito inverso”, esclarece Silvia Papini, nutricionista da Unesp de Botucatu. Para acompanhar um bom prato, um copo de 200 ml está de bom tamanho.


*créditos, Revista Saúde*


Então minha gente.. vamos beber bastante água :)

Uma semana abençoada pra todos!

12 comentários:

Wal disse...

Oi Ká... já estou levando uma bronca logo de manhã.... hum, eu óu péssima pra tomar água, eu não gosto de nada gelado(pra mim água em temperatura natural é gelado) então sofro muito pra tomar água o suficiente, mas vou me esforçar!!!
Valeu a dica e boa semana!!!

welze disse...

sou incondicionalmente adepta dessa dieta da água. Já tive muitos e vários calculos renais e aprendi que tomar água, me ajuda a ficar longe deles. É realmente uma maravilha. A pele, o corpo como um todo e claro, o peso leve, agradecem. boa semana

Néia Lambert disse...

Oi Karine, não sinto sede, mas tenho sempre uma garrafinha de água do meu lado, assim não me esqueço, aos golinhos tomo o suficiente ao dia.
Beijos

Eduardo Medeiros disse...

eu também tenho uma dica para emagrecer bebendo água:

beba água no almoço e no jantar e nada mais...kkkkkkkkkkk

desculpe, ka, eu sei que a piada não tem graça...mas não resisti...

mas a dica é realmente ótima. desde que eu tive uma crise renal por causa de um oxalato que nem pedra é, digamos que seja um átomo da pedra mas que me deixou muito mal que não deixo de beber bastanta...água...rs

Simone Scharamm disse...

Oi, Karine,
ótima dica...estou precisando emagrecer pra ontem, rs!
Beijos! Adorei o post!

Wal disse...

Oi Ka!
Como estás???
To passando pra avisar que tem selinho pra você lá no blog!
BEijos!!!

Ronda disse...

Oi Ká,
A água é um santo remédio :-)

A falta dela trás uma série de conquências ruis que a gente nem vai percebendo.
Abraços!!

Mimo Chic disse...

Querida Ka,
boa dica sempre esqueço da agua,rsrs
bjs com carinho e estamos com saudades.
Lulu & sol

She disse...

Muito bom Ká, eu sempre bebi muuuuuuuita água em minha vida, bebo tranquilamente 2 litros de água por dia, adoro!
Beijo, beijo! ;)
She

PS: Ahhh eu tenho uma mania... Qdo eu como doce imediatamente em seguida eu bebo um copo de água, mas não sei explicar por que faço isso, apenas sinto enorme necessidade...rs E também não sou nenhuma formiga não, sempre preferi o salgado...rs Bjks!

Unknown disse...

Bora beber água! Menina a minha mae parece que eh pelo menos 10 anos mais nova do que ela realmente eh (sou prioibida de falar a idade dela) mas sabe qual é o segredo dela? Bebe agua que nem um peixinho, sera que peixinho bebe agua? rs mas bebe muita agua, intestino funciona que eh uma maravilha, ela come e nao engorda, pele boa e nem precisa de botox! Ai ai eu nao sou que nem ela, preciso beber mais agua, falar nisso deixa eu ir la beber agua! otima materia! Bjinhos

Unknown disse...

ai te mandei um comentario sera que ele foi? Bjinhos

Karine disse...

Oi gente! Primeiro quero dizer que fiquei supresa com a "audiência" deste post :) É, a água é relamente muito, muito importante.. vital em nossa vida.. fiquei muito feliz por vcs participarem :)

oi Wal! Não é bronca não :) é um alerta. sabe que eu tb não gostava de água, mas agora já me acostumei e sinto falta :)
bjos querida

Welze, então.. a água faz muito bem para os rins.. que bom que vc tem bebe bastante água.. todo o corpo agradece, né :)
bjos

Oi Néia! Que bom que vc tem esse hábito.. mesmo sem sede.. este é o segredo :)
bjos

Eduardo.. hehehe só vc mesmo.. mas essa dieta que vc passou é muito difícil. hehehehe
E é isso aí.. beba muito água :)
bjos

Simone querida.. se vc precisa emagrecer pra ontem eu preciso pra semana passada hehehehe Vc é linda!
bjos

Wal querida, MUITO obrigada pelo selinho! Adorei! Logo posto aqui :)
bjos

Roberto querido. é isso mesmo.. não percebemos o mal que a falta de água nos faz.. temos que prevenir...
bjos

Oi gurias Mimosas!! Não esqueçam a água não!!!! hehehe
bjos queridas :)

Oi She querida. que bom!!! Eu comecei com os 2litros a pouco tempo, masjá senti a diferença!
Sabe que eu tb prefiro o salgado?! Quanto a sua mania.. vai entender.. hehehe
bjos

Oi Mamãe!!!!! E dá-lhe água!!!!!Minha mãe é como a sua.. psuper bem conservada e a idade dela é coisa proibida hehhehehe
è isso aí.. siga o exemplo hehehhee
bjos querida

* o coment chegou sim!!! :)